VILA FLOR SPORT CLUBE

Instituição de utilidade pública, com quase 50 anos de história repartidos entre futebol e futsal. Alguns troféus já conquistados, mas o de campeão só chegou agora. Campeões distritais de futebol 2012/13! Queremos mais! (vfsc@portugalmail.pt)

quarta-feira, novembro 21, 2018

INFORMAÇÃO - ESTRANGEIROS E ILEGALIDADES

............................................................

1 - Nos últimos dias, o Vila Flor SC teve conhecimento, pela imprensa essencialmente, de que o FC Carrazeda de Ansiães jogou, desde que a época começou, com uma dezena de jogadores estrangeiros sem visto apropriado para o efeito, em situação de ilegalidade, tendo estes recebido, entretanto, notificação para regressar ao país de origem ou, em alternativa, legalizarem-se em Portugal. Antes já havia sucedido o mesmo com o CDC Carção.

2 - O Vila Flor SC sabe também que o Conselho de Disciplina da AFB, como o da FPF, nada pode fazer nesta matéria, porque é refém de um regulamento que não tem ação disciplinar sobre uma infração que só pode ser punida de forma civil, ainda que pudesse ter evitado a utilização de tantos atletas não formados localmente e tivesse alterado o Regulamento Disciplinar na véspera do início da competição precisamente para o permitir.

3 - Ainda assim, mas também por isso, ficou o Vila Flor SC surpreendido pelo Comunicado de Castigos da AFB nº 6, no qual é aplicada a pena de derrota a FC Carrazeda e CDC Carção pela utilização irregular de jogadores não inscritos em jogos de escalões de formação, o que abre o precedente de se poder, no mínimo, ter dúvidas sobre a repetição da prática no escalão de seniores, que é o mesmo em que a nosso clube compete e, portanto, nos diz respeito de forma direta.

4 - Assim sendo, e porque defronta o FC Carrazeda nos dois próximos fins-de-semana (Taça e campeonato) o Vila Flor SC enviou um email à Associação de Futebol de Bragança, à sua Direção e aos respetivos Conselhos de Arbitragem e de Disciplina, para solicitar uma especial atenção e cuidado redobrado na identificação dos jogadores destes dois clubes aquando da chamada prévia aos jogos, esperando que tudo decorra dentro dos trâmites normais e não seja utilizado qualquer jogador que não esteja devidamente inscrito e legal para o efeito de utilização, como sucedeu noutros escalões em mais do que uma ocasião.

5 - Queremos ainda esclarecer que nada nos move contra a instituição FC Carrazeda de Ansiães e muito menos com o CDC Carção, ou com as pessoas que os dirigem. Apenas entendemos que, como já apregoamos desde o passado, a competição deve ser limpa, igual para todos e com penas severas para quem infringe as regras e adultera resultados. Não sabemos se é este o caso e até prova em contrário acreditamos na inocência de todos. Mas perante as sanções disciplinares aplicadas, notícias e atos descritos nas últimas semanas, que só contribuem para o descrétido de quem os pratica, e porque somos adversários diretos nas duas próximas semanas, não podíamos deixar de expressar a nossa preocupação.